Diesel pode aumentar, mesmo após os impostos federais dos combustíveis terem sido zerados

Diesel pode aumentar, mesmo após os impostos federais dos combustíveis terem sido zerados.
Foto: Buda Mendes / Getty Images

A guerra entre Israel e Palestina também pode influenciar em um possível aumento.

Preparem os bolsos! O que parecia ser algo a longo prazo está mais próximo do que se esperava. A expectativa é que o aumento nas bombas ocorra antes do esperado para o diesel.

Nas últimas semanas, tivemos a notícia de que a MP que reintroduzia os impostos federais sobre o diesel caiu, e com a nova votação no Senado, o imposto federal foi zerado novamente.

A notícia deixou todos que dependem do diesel, como comerciantes, caminhoneiros e produtores agrícolas, muito felizes, mas ao que tudo indica, pode haver um aumento nos preços do combustível nas bombas.

Atualmente, a política de compra de diesel funciona da seguinte forma:

  • Existe o aumento ou a redução no valor do litro do combustível;
  • Isso é repassado para as refinarias;
  • As distribuidoras são responsáveis por comprar das refinarias;
  • Só então os revendedores conseguem comprar das distribuidoras, porém não é possível adquirir diretamente das refinarias.

Essa hierarquia faz com que os descontos que deveriam chegar ao consumidor final com a isenção federal demorem um pouco mais, o que pode resultar em aumentos nos preços do diesel nas bombas.

Outro ponto que pode favorecer o aumento dos combustíveis são os conflitos que estão ocorrendo no planeta, como na Rússia e Ucrânia e em Israel e Palestina.

Esses dois conflitos armados podem impactar diretamente nos preços dos combustíveis, não apenas internacionalmente, mas também no Brasil.

YouTube video
Vídeo: Tv Atalaia