
Foto: Reprodução / Internet
Houve um tempo em que as estradas brasileiras eram dominadas pelos caminhões bicudos. Quem não se lembra do Scania 111 e 113, do Mercedes-Benz 1620 e do Volvo NL? No entanto, nos últimos anos, esse modelo de caminhão praticamente desapareceu do mercado. O último bicudo fabricado no país foi o Mercedes Atron 1635, cuja produção foi encerrada em 2020.
Mas por que os bicudos não são mais fabricados? Será que eles não eram tão bons quanto se pensava? O Youtuber do canal PL esclareceu esse assunto em um vídeo divulgado recentemente. Acompanhe os principais pontos tratados pelo Youtuber:
Este é o primeiro ponto a ser esclarecido, pois o fato de os caminhões bicudos terem deixado de ser fabricados pode levar muitos a pensarem que eles foram proibidos no país, mas não foi isso o que aconteceu. O que houve foi uma mudança no mercado baseada na resolução 210 do CONTRAN, publicada em 2006. Essa resolução passou a medir o caminhão considerando a cabine e os implementos como uma única medida.
Assim, foi estabelecido um limite máximo de comprimento para esses veículos. Como os caminhões bicudos são mais longos, as montadoras optaram por diminuir a cabine para aumentar a capacidade de carga dos caminhões.
Para alguns caminhoneiros, os caminhões bicudos são mais confortáveis e estáveis. De fato, eles são mais estáveis devido à maior distância entre eixos. Outro argumento dos amantes dos bicudos é que esse modelo é mais seguro devido à proteção adicional para o motorista em colisões frontais.
Embora isso faça sentido, profissionais da indústria de veículos pesados afirmam que essa é uma falsa sensação de segurança.
Atualmente, os caminhões “cara-chata” possuem mais recursos de segurança do que os antigos modelos bicudos, inclusive os testes de segurança são mais rigorosos. O fato é que cada tipo de caminhão tem suas vantagens distintas, e a melhor escolha será aquela que atender de forma mais eficiente às demandas de transporte, levando em consideração fatores como o tipo de carga, a distância percorrida e o ambiente de operação.
Faleceu neste sábado (22), aos 96 anos, Nahyra Schwanke, conhecida carinhosamente como Dona Nahyra, uma das mulheres que marcaram época…
Um caminhoneiro morreu em um incidente ocorrido durante o carregamento de soja em uma fazenda no estado do Mato Grosso.…
A empresa Coopercarga está em busca de profissionais qualificados para a vaga de Motorista (Mulheres) ,Se você possui experiência com carreta…
A empresa Carsten Transportes está com um novo processo seletivo para contratar motorista com experiência na função, para participar do…
Um caminhoneiro morreu depois que o caminhão que ele dirigia **saiu da pista na **rodovia BR-116, em um trecho conhecido…
Um caminhoneiro ficou gravemente ferido após a carreta que ele dirigia despencar para dentro de um rio em um trecho…
Este site utiliza cookies.