
Foto: Reprodução / Internet
Paulo é caminhoneiro brasileiro no estado de Iowa — Estados Unidos e foi convidado pelo canal Mineicano, para falar como ele conseguiu se tornar caminhoneiro em um dos países mais desejado para trabalhar na profissão. Ele mora há 9 anos nos EUA e quando ele chegou no país encontrou muita dificuldade para obter a carteira de habilitação para dirigir caminhão.
A maior dificuldade, segundo Paulo, foi com o idioma, pois todas as três provas teóricas são em inglês. Uma das provas tinha 100 perguntas; outra 80 e mais uma com 25. Se o aluno passar nas três provas, que envolve conhecimentos gerais do caminhão, ele está apto para seguir com a parte prática.
Por isso, o primeiro passo para se tornar um caminhoneiro nos Estados Unidos é dominar pelo menos o básico do inglês.
Para obter a habilitação é preciso ter uma boa reserva em dinheiro. O caminhoneiro disse que investiu entre 800 a 1000 dólares (o equivalente a R$ 4 e 5 mil reais). Em outros estados é possível tirar a carteira de habilitação sem a documentação legal (o Green Card permanente), mas em Iowa a legislação é mais dura nessa questão.
Assim, é preciso está legalizado para obter a permissão para dirigir caminhão no estado americano, o que significa mais custos.
Segundo o profissional, o salário dele varia entre 2.500 a 3 mil dólares por semana (o equivalente a R$ 12.550 e 15.060,00). Vale ressaltar que esse valor é líquido. Faz um ano e meio que Paulo comprou o seu próprio caminhão, ou seja, ele arca com o diesel, o aluguel da carreta, manutenção e impostos. Ele revelou que passa em média 2 messes na estrada e se o veículo ficar parado — sem fazer frete, lhe custa 5 mil dólares por semana.
Em resumo, para ser caminhoneiro no estado de Iowa, EUA, é preciso está em dias com a documentação, dominar pelo menos o inglês básico, estar ciente de que irá começar do zero, ter uma boa reserva em dinheiro, saber que não é fácil e elava tempo para se adaptar ao país, e está disposto a trabalhar com qualquer coisa a no início da carreira.
Faleceu neste sábado (22), aos 96 anos, Nahyra Schwanke, conhecida carinhosamente como Dona Nahyra, uma das mulheres que marcaram época…
Um caminhoneiro morreu em um incidente ocorrido durante o carregamento de soja em uma fazenda no estado do Mato Grosso.…
A empresa Coopercarga está em busca de profissionais qualificados para a vaga de Motorista (Mulheres) ,Se você possui experiência com carreta…
A empresa Carsten Transportes está com um novo processo seletivo para contratar motorista com experiência na função, para participar do…
Um caminhoneiro morreu depois que o caminhão que ele dirigia **saiu da pista na **rodovia BR-116, em um trecho conhecido…
Um caminhoneiro ficou gravemente ferido após a carreta que ele dirigia despencar para dentro de um rio em um trecho…
Este site utiliza cookies.