Veja o passo a passo para se tornar caminhoneiro no estado de Iowa, Estados Unidos

Veja o passo a passo para se tornar caminhoneiro no estado de Iowa, Estados Unidos
Foto: Reprodução / Internet

Caminhoneiro brasileiro mostra como tirou a carteira de habilitação

Paulo é caminhoneiro brasileiro no estado de Iowa — Estados Unidos e foi convidado pelo canal Mineicano, para falar como ele conseguiu se tornar caminhoneiro em um dos países mais desejado para trabalhar na profissão. Ele mora há 9 anos nos EUA e quando ele chegou no país encontrou muita dificuldade para obter a carteira de habilitação para dirigir caminhão.

A maior dificuldade, segundo Paulo, foi com o idioma, pois todas as três provas teóricas são em inglês. Uma das provas tinha 100 perguntas; outra 80 e mais uma com 25. Se o aluno passar nas três provas, que envolve conhecimentos gerais do caminhão, ele está apto para seguir com a parte prática.

Por isso, o primeiro passo para se tornar um caminhoneiro nos Estados Unidos é dominar pelo menos o básico do inglês.

Prepare o bolso

Para obter a habilitação é preciso ter uma boa reserva em dinheiro. O caminhoneiro disse que investiu entre 800 a 1000 dólares (o equivalente a R$ 4 e 5 mil reais). Em outros estados é possível tirar a carteira de habilitação sem a documentação legal (o Green Card permanente), mas em Iowa a legislação é mais dura nessa questão.

Assim, é preciso está legalizado para obter a permissão para dirigir caminhão no estado americano, o que significa mais custos.

Salário do caminhoneiro em 2023

Segundo o profissional, o salário dele varia entre 2.500 a 3 mil dólares por semana (o equivalente a R$ 12.550 e 15.060,00). Vale ressaltar que esse valor é líquido. Faz um ano e meio que Paulo comprou o seu próprio caminhão, ou seja, ele arca com o diesel, o aluguel da carreta, manutenção e impostos. Ele revelou que passa em média 2 messes na estrada e se o veículo ficar parado — sem fazer frete, lhe custa 5 mil dólares por semana.

Em resumo, para ser caminhoneiro no estado de Iowa, EUA, é preciso está em dias com a documentação, dominar pelo menos o inglês básico, estar ciente de que irá começar do zero, ter uma boa reserva em dinheiro, saber que não é fácil e elava tempo para se adaptar ao país, e está disposto a trabalhar com qualquer coisa a no início da carreira.

YouTube video
Vídeo: VLOG MINEIRICANO