Um dos problemas que os caminhoneiros mais enfrentam atravessando as rodovias do Brasil, sejam elas estaduais, federais ou até mesmo trechos municipais, é a falta de infraestrutura.
As rodovias em sua maioria deixam a desejar na qualidade do asfalto, prejudicando a manutenção e a conservação dos veículos que passam por ela.
Em muitas partes, as vias já se encontram com o asfalto de concreto, que é o mais resistente e tem a maior durabilidade, porém em outras partes, apenas a massa asfáltica, que dura um tempo menor e tem a menor qualidade, fato que dificulta a perfeita locomoção.
Infelizmente, mais da metade dos caminhoneiros precisam percorrer trechos longos para conseguirem fazer entrega de mercadorias, isso engloba rodovias em bom estado e precário.
É necessário apenas passar em um trecho curto de rodovia em estado ruim para correr um grande risco de precisar de uma manutenção não programada, e na pior das hipóteses, acontecer um acidente.
Até mesmo as rodovias com concessão, não tem a qualidade esperada, pelos usuários pagarem as taxas de pedágios cobradas.
Isso tudo sem falar nas vias que não possuem nenhum tipo de pavimentação. Segundo dados do ministério dos transportes, o Brasil possuía 75,8 mil quilômetros de rodovias, em 2019, sendo desses, 10,4 mil quilômetros de estrada de terra.
Os números são de antes da pandemia de covid-19 que paralisou diversos trabalhos, inclusive de obras nas rodovias, porém, após a retomada, não vemos uma grande diferença na infraestrutura das vias.
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