Além do problema com a nota fiscal, foi detectada irregularidade no sistema de tratamento de poluentes do caminhão.
Na segunda-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de um caminhão que transportava 18 toneladas com irregularidades fiscais e ambientais na BR-116, no município de Salgueiro/PE.
Durante a fiscalização, o caminhoneiro afirmou estar transportando uma carga de 18 toneladas de gesso, adquirida em Araripina/PE.
No entanto, ao apresentar a nota fiscal, emitida no estado do Piauí, constava apenas 15 toneladas de gesso. Além da sonegação fiscal, o veículo estava com 3 toneladas de excesso de peso.
Dois Anos Depois
Ao verificar uma falha no sistema que trata poluentes, a equipe descobriu que o mesmo veículo já havia sido abordado em fevereiro de 2021 pela mesma infração, que não foi corrigida no prazo regulamentar.
Essa prática configura crime ambiental, uma vez que o sistema do próprio veículo indicava o mau funcionamento do sistema EGR.
A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (SEFAZ) foi acionada, confirmando a adulteração no documento de comprovação de origem do produto. O veículo e a carga foram encaminhados ao pátio para aguardar a regularização fiscal.