PRF faz operação visando sanar irregularidades em caminhões que transportam produtos perigosos

PRF faz operação visando sanar irregularidades em caminhões que transportam produtos perigosos
Foto: Reprodução / PRF

A ação aconteceu em municípios do estado do Ceará

Na semana em que o presidente da república vetou a lei que tirava o adicional de periculosidade para caminhoneiros que conduziam veículos com tanques extras, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também realizou uma operação com foco no transporte de produtos perigosos.

A operação se deu na última terça-feira (31) nos municípios de Garanhuns, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada, localizados no estado de Pernambuco, pontos estratégicos perto das delegacias da PRF.

Com foco no transporte de produtos perigosos, a ação fiscalizatória visava prevenir acidentes e práticas criminosas utilizando de materiais inflamáveis, explosivos e que apresentassem algum perigo.

Em toda a fiscalização, foram vistoriados cerca de 70 veículos observando a estrutura do transporte de produtos perigosos segundo legislação vigente e os parâmetros de segurança.

Foram fiscalizados veículos onde foram averiguados a documentação da carga, caminhão e motorista, além de certificados obrigatórios como licença ambiental e dos equipamentos utilizados. Também foram avaliados os EPIs (Equipamentos de proteção individual) e de emergência como extintores de incêndio.

No total, foram emitidos 94 autos de infrações, dentre eles, 75 contrariaram as normas para o transporte de produtos perigosos.

Um caso chamou bastante atenção, pois o veículo transitava com a carga derramando na pista e ainda possuía o emplacamento sem visibilidade. Para completar as irregularidades, um botijão de GLP era transportado embaixo da carroceria sem nenhum equipamento de segurança adequado.