Caminhoneiro

Caminhoneiro não conseguiu subir, e precisou de ajuda de uma betoneira

Caminhão Scania tanque bi-trem não consegue superar ladeira e foi auxiliado.

O Bi-Trem estava acoplado a um caminhão Scania, mas estando carregado não conseguia superar a ladeira

Vídeo do Canal Truck Force mostra uma Scania que não conseguiu superar uma ladeira e teve que pedir “arrego”. Na verdade tratava-se de uma carreta tanque bi-trem carregada e desta forma, a Scania não conseguia subir.

Mas, para sustentar a valentia da marca, outro caminhão da marca Scania entrou na jogada, sendo agora uma betoneira que possui maior motorização, potência e torque, participando de um verdadeiro ‘cabo de guerra’ e conseguindo puxar o enorme veículo totalmente carregado.

As imagens impressionam e nos fazem questionar qual é a motorização e torque de uma betoneira Scania, que possui tamanha força e agressividade? Vejamos a seguir!

Assista ao vídeo e confira a garra da Scania ao puxar outro veículo pesado da marca.

Para ter uma ideia, um modelo de betoneira P360 da Scania de 7m³, com tração 6×4, possui 360 cv e 188,6 kgfm de torque, considerado excelente para executar a atividade com maestria. A marca tem diversas variações de motores, que podem chegar a 700 cv, mas no Brasil, normalmente, a motorização utilizada em caminhão betoneira fica na casa dos 300 cv a 400 cv.

Apenas como curiosidade adicional, o preço de um concreto usinado fica entre R$ 250 e R$ 300 o metro cúbico, podendo variar de acordo com a dificuldade de lançamento para sua aplicação; por exemplo, em um prédio, quanto mais alto for a tarefa, mais caro fica.

Em geral, os caminhões betoneiras atuam sob severas condições, especialmente no ramo da construção civil, recebendo o concreto usinado de uma determinada central até a localidade a ser transportado, passando por situações como terra e elevada poluição do ar, entre outras. Eles precisam superar adversidades consideráveis, como rampas e locais lamacentos, e para isso, o torque em baixas rotações é muito importante.

Em geral, as peças desses tipos de veículos são ainda mais robustas, por exemplo, o sistema de embreagem, que tem a missão de atuar por vários anos sem dar problema, transportando cargas de cimento o tempo todo.”

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Acidente na BR-101 deixa caminhoneiro natural de Petrolina morto no sul da Bahia

Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…

4 horas atrás

Transportadora TPF abre vagas para motorista carreteiro

A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…

4 horas atrás

Falta de caminhoneiros vira dor de cabeça e transportadoras buscam soluções de todo jeito

A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…

4 horas atrás

Correios avaliam compra de carros elétricos para cortar custos, mas falta dinheiro no caixa

Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…

4 horas atrás

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

1 dia atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

1 dia atrás