Conheça os super motores dos caminhões japoneses

Conheça os super motores dos caminhões japoneses
Foto: Reprodução / Internet

Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, eles fazem bastante sucesso na Ásia, Oceania e África

Embora pouco conhecidas no Brasil, as fabricantes de caminhões japonesas são extremamente populares na Ásia, Oceania e África.

Vamos explorar as marcas Fuso, Isuzu, Hino e UD Trucks, que desempenharam um papel fundamental na história dos caminhões japoneses. Tudo começou com a Ishikawajima Shipbuilding & Engineering Company, que foi a pioneira na fabricação de caminhões no Japão.

Assim como outras empresas, a expansão global da frota japonesa ocorreu com sucesso após a Segunda Guerra Mundial, alcançando outros países na década de 1950.

Embora a indústria automobilística japonesa seja pouco mencionada no Brasil, ela desfruta de uma posição robusta em nações da África, Oceania e Ásia. Contudo, podemos observar seu sucesso aqui, especialmente no segmento de motocicletas.

Apesar de estar na Ásia, a indústria de caminhões japoneses segue a tendência europeia em termos de montagem, tecnologia e sustentabilidade, com veículos produzidos em conformidade com as configurações Euro 6.

Antes de qualquer adaptação, entre as décadas de 1970 e 2000, a indústria japonesa passou por uma verdadeira revolução, principalmente em relação aos motores. Optou-se pela fabricação de motores aspirados, uma novidade na época, mas que conquistou os japoneses, tornando-se uma das principais demandas dos clientes no país.

Esse tipo de motor ganhou destaque também devido à legislação japonesa da época, que não impunha novas regras rigorosas em relação à poluição industrial e veicular no país, e por não utilizar turbo.

Atualmente, ainda podemos encontrar esses imponentes motores equipando diversos veículos, incluindo caminhões, nas terras japonesas. Confira abaixo os gigantes da motorização que continuam a impressionar até os dias atuais.