PRF apreende carga de quartzo e ametista com documentação irregular

PRF apreende carga de quartzo e ametista com documentação irregular
Foto: Reprodução / PRF

O caso ocorreu em São Bento do Tocantins(TO)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu pedras minerais sendo transportadas de forma irregular no município de São Bento do Tocantins (TO). O incidente ocorreu na última segunda-feira (11).

A equipe da PRF estava realizando uma fiscalização no km 92 da BR-230 para prevenir crimes ambientais quando decidiu vistoriar um caminhão VW 25.370.

Os policiais inspecionaram o caminhão e constataram que estava trafegando com um carregamento de 20 toneladas de minério de quartzo/ametista.

Ao examinar a documentação da carga, perceberam que o Danfe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) estava emitido em nome de pessoa física, o que levantou grandes suspeitas entre os policiais.

Além disso, o carregamento não possuía certificado de regularidade junto ao portal do CTF (Cadastro Técnico Federal), documento necessário para o tipo de transporte que estava sendo realizado.

Foram identificados os crimes de executar ou extrair recursos minerais sem autorização, construção de obras e serviços extremamente poluidores, e usurpação de bens e matéria-prima da União.

Os órgãos ambientais competentes foram acionados para os procedimentos cabíveis, e a ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal de Araguaia (TO).