Caminhoneiros estão enfrentando problemas em relação ao eixo erguido no pagamento de taxas de pedágios

Caminhoneiros estão enfrentando problemas em relação ao eixo erguido no pagamento de taxas de pedágios
Foto: Reprodução / senado

Os motoristas estão tendo que pagar o valor integral mesmo com o manifesto baixado

Uma polêmica recente tem impactado a vida dos caminhoneiros, que agora enfrentam problemas na cobrança de taxas de pedágio relacionadas ao eixo suspenso de seus veículos. A situação é especialmente desafiadora, uma vez que muitos motoristas estão sendo obrigados a pagar o valor integral, mesmo com o manifesto já baixado.

As mudanças no sistema estabeleceram que a tarifa do eixo só será cobrada se o veículo estiver com o manifesto em aberto. Anteriormente, ao passar por uma praça com o eixo erguido, especialmente quando o caminhão estava vazio, o pagamento incidia apenas sobre o eixo que estava em contato com o solo, proporcionando uma economia significativa.

Agora, a cobrança é vinculada ao Manifesto Eletrônico de Documentação Fiscal (MDF-e). Mesmo que o caminhão passe pelo pedágio com o eixo erguido, indicando que está vazio, a tarifa será aplicada com base no manifesto apresentado.

Apesar da intenção aparentemente justa dessa mudança para evitar evasões nas praças de pedágio, diversos problemas burocráticos têm levado a cobranças indevidas aos caminhoneiros. Muitos motoristas já relataram situações em que, após dar baixa no manifesto, o sistema não registra imediatamente a informação, resultando em cobranças automáticas como se o veículo estivesse carregado.

O exemplo recente envolvendo dois caminhoneiros na praça de pedágio da concessionária CCR MS Via ilustra essa situação injusta. Ambos tiveram que dedicar mais de uma hora para exigir a correção da cobrança incorreta.

É imperativo que o sistema seja aprimorado com uma baixa automática assim que o manifesto for dado como encerrado. Caminhoneiros que se depararem com esse tipo de situação são encorajados a reivindicar uma cobrança justa, conforme estabelecido pela modificação nas regras de cobrança utilizando o manifesto.

Embora a mudança tenha sido implementada para evitar evasões, é crucial que as concessionárias não tirem proveito indevido dessa modificação, prejudicando os caminhoneiros com cobranças injustas. A busca por aperfeiçoamentos no sistema é uma necessidade urgente.

YouTube video
Vídeo: Marcos José Paiva oficial