Diminuição no valor do combustível é uma forma de compensação para a volta da tributação
A última semana de dezembro de 2023 marcou uma redução no preço do diesel vendido pela Petrobras às refinarias, resultando em uma diminuição de R$ 0,20 centavos por litro do combustível.
Apesar de a redução ter sido aplicada nas refinarias, alguns postos ainda não a repassaram para as bombas, continuando a comercializar o diesel adquirido anteriormente, sem a redução no valor do litro.
O Jornal da Band foi às ruas para verificar se a redução no preço do diesel já estava refletida nas bombas e como isso impactava a vida dos caminhoneiros.
Segundo relatos, a redução ainda não chegou ao consumidor final, e para as empresas de transporte rodoviário e os caminhoneiros, que sentem diretamente as mudanças nos custos do diesel, a diminuição parece ser apenas teórica.
“Quando é para eles aumentarem, o diesel sobe rapidinho, né? Agora, para baixar, demora um pouco!”, comentou um dos caminhoneiros entrevistados.
Retorno dos Impostos Federais
Apesar da notícia da redução no preço do litro do diesel, a volta dos impostos federais sobre o combustível preocupa ainda mais os caminhoneiros.
A taxa do governo federal sobre o diesel estava zerada desde 2022, e, como os impostos federais não estavam sendo cobrados, houve uma redução significativa no valor do diesel.
Para amenizar a preocupação dos transportadores rodoviários e dos caminhoneiros, o governo federal esclareceu que a redução no preço do diesel tem o objetivo de compensar o impacto dos impostos que serão novamente cobrados a partir de janeiro de 2024.