Preço do diesel S-10 apresenta leve recuo na primeira quinzena de janeiro, aponta índice Edenred Ticket Log

Preço do diesel S-10 apresenta leve recuo na primeira quinzena de janeiro, aponta índice Edenred Ticket Log
Placa com preços dos combustíveis. Foto: Reprodução / Pedro Zanrosso / Agencia RBS

Esse redução ocorreu após a Petrobras ter reduzido o preço médio do diesel vendido em suas refinarias para as distribuidoras

Na primeira metade de janeiro, o preço médio do diesel S-10, amplamente consumido no Brasil, apresentou uma queda de 0,65%, atingindo 6,14 reais por litro, segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL). Uma notícia positiva para os motoristas, esse recuo foi impulsionado pelos cortes da Petrobras e pela reoneração de tributos federais.

Diesel Comum também em Baixa

O diesel comum não ficou de fora, registrando uma diminuição de 0,5%, atingindo 5,99 reais por litro. Os dados foram coletados em 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log em todo o país.

Fatores Contribuintes para a Redução

Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, destacou que a redução nos preços do diesel, anunciada em dezembro, aliada à reoneração do combustível desde 1º de janeiro, resultou em uma diminuição discreta, mas significativa, no preço repassado aos motoristas.

Ajustes da Petrobras e Reoneração em Foco

O recuo nos preços ocorreu após a Petrobras reduzir o preço médio do diesel em suas refinarias para as distribuidoras, com cortes significativos em dezembro. Os ajustes foram de 6,7% em 8 de dezembro e 7,9% em 27 de dezembro.

Vale notar que o repasse desses ajustes ao consumidor nos postos não é imediato, sendo influenciado por variáveis como impostos, margens de distribuição, revenda e a adição de biocombustíveis. A boa notícia é que a tendência de redução se mantém, beneficiando os motoristas brasileiros.