Caminhoneira denuncia pedágio por descaso em relação ao eixo suspenso

Caminhoneira denuncia pedágio por descaso em relação ao eixo suspenso
Foto: Reprodução / Internet

A motorista teria que desenlonar o veículo

Uma caminhoneira decidiu expor uma situação extremamente complicada que enfrentou ao passar por uma praça de pedágio, revelando um caso de descaso e constrangimento.

Ao chegar à praça de pedágio, a motorista foi solicitada a mostrar o carregamento do veículo para confirmar que o eixo do meio, suspenso, estava vazio. A situação tornou-se ainda mais difícil quando foi sugerido que ela subisse na carreta e a desenlonasse completamente para comprovar que o eixo suspenso não estava carregado.

O marido, deficiente físico e seu acompanhante, não tinha condições de realizar essa ação ou ajudá-la nesse procedimento.

“É a primeira vez que vejo um pedágio exigir que se desenlone o caminhão para verificar se está vazio.” A caminhoneira, com 40 anos de experiência e CNH para transporte de cargas, destacou que esta foi a primeira vez que enfrentou uma situação tão constrangedora e deprimente.

Procedimentos Alternativos e Legalmente Admissíveis

A cobrança do pedágio, baseada na quantidade de eixos em um veículo carregado, pode, de acordo com a lei federal, ser verificada sem a necessidade de procedimentos tão intrusivos. Métodos como o uso de câmeras, fiscalização eletrônica e o Manifesto Eletrônico (MDF-e), quando aberto, servem como certificação de que o veículo está carregado.

A caminhoneira destaca a necessidade de revisão dessas práticas para evitar constrangimentos desnecessários aos motoristas e, ao mesmo tempo, garantir o cumprimento das normas de cobrança de pedágio de maneira mais eficiente e digna.