Caminhoneiro

Caminhoneiro descumprindo a lei do descanso é preso por dirigir por quase 24 horas

O motorista estava a quase 24h sem dormir

Um caminhoneiro que desrespeitava a lei do descanso foi preso na última sexta-feira (02) após uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O motorista estava portando comprimidos de rebite.

O homem, um caminhoneiro de 25 anos, dirigia há quase 24 horas sem nenhum descanso. A PRF autuou o caminhão que o motorista conduzia por volta de 9h45 da manhã da última sexta-feira no quilômetro 173 da BR-153, em Guaiçara, São Paulo.

Dentro do veículo, um caminhão Mercedes Benz, foram encontrados dois comprimidos de nobésio extra forte, popularmente conhecidos como rebite.

Após averiguações, foi constatado que o motorista descansou apenas 3 horas nas últimas 24 horas anteriores à abordagem, caracterizando o descumprimento da lei do descanso.

Devido aos comprimidos encontrados, o motorista precisou assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de porte de drogas e ficou impedido de seguir viagem até que a pausa obrigatória, conforme a lei, fosse feita, já que ela foi desrespeitada anteriormente.

Criação da Lei

Vale ressaltar que a lei do descanso foi criada para garantir a segurança do motorista nas estradas e evitar o excesso de trabalho imposto por alguns patrões.

Por lei, o motorista deve descansar pelo menos 11 horas em um período de 24 horas, sendo proibido o tempo de descanso fracionado.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto