Conheça alguns caminhões da Fiat que não tiveram o sucesso esperado

Conheça alguns caminhões da Fiat que não tiveram o sucesso esperado
Foto: Reprodução / Internet

Infelizmente a fabricante não despontou com a produção de caminhões no Brasil

A história da Fiat no Brasil é marcada por veículos que fizeram história em território nacional. Contudo, ao adentrar no universo dos caminhões, a fabricante não conseguiu alcançar o destaque esperado e, eventualmente, encerrou a produção nessa categoria.

Apesar de ter sido bem-sucedida com modelos reconhecidos globalmente, a incursão da Fiat no mercado de caminhões não foi tão bem-sucedida. A fabricante adquiriu 43% das ações da Alfa Romeo brasileira, detentora da famosa fenemê, que, entretanto, já não gozava do mesmo prestígio.

Neste artigo, exploraremos alguns dos caminhões que não conseguiram conquistar o público brasileiro, embora tivessem potencial para serem veículos de sucesso.

A partir de 1977, quando a Fiat assumiu a administração, alguns caminhões começaram a ser comercializados, incluindo o Fiat 70, 130 e 140, marcando o início da linha Fiat diesel no país.

Apesar de carregarem características da extinta marca fenemê, os veículos da linha Fiat diesel eram frequentemente confundidos com os produzidos pela FNM.

Fiat 70: Equipado com um motor Fiat OM 35.200 de 4 cilindros e capacidade de 4,9 litros, alcançava até 90 cavalos.

Fiat 130: Este modelo era equipado com um motor OM 8360 de 6 cilindros, capaz de entregar até 130 cavalos de potência e 41 kgfm de torque.

Fiat 140: Com configurações semelhantes ao Fiat 130, compartilhando o mesmo motor, este veículo alcançava uma potência de 150 cavalos, com torque de 48 kgfm.

Apesar do legado da Fiat no mercado automobilístico brasileiro, a incursão no segmento de caminhões não teve o êxito esperado. Esses modelos, que tinham todos os ingredientes para o sucesso, acabaram não conquistando o coração do público.