Desafios do comércio eletrônico: custo do frete afasta consumidores no norte e nordeste

Desafios do comércio eletrônico: custo do frete afasta consumidores no norte e nordeste
Foto: Reprodução / tesba

Pesquisa revela disparidade nos preços de frete entre regiões brasileiras

O comércio eletrônico no Brasil enfrenta um desafio significativo: o alto custo do frete, especialmente para os consumidores nas regiões Norte e Nordeste.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Proteste, revelou disparidades nos preços de frete entre as diferentes regiões do país, com as regiões Sudeste e Sul liderando em termos de eficiência e preço, seguidas pelo Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

A pesquisa apontou que, na região Norte, a variação do frete pago pode alcançar até 341% em comparação com a região Sudeste. Claudio Dias, CEO da Magis5, um hub de integração com marketplaces, ressalta que empreendedores que negligenciam essas regiões do país estão perdendo valiosas oportunidades de crescimento.

“Fretes elevados representam uma grande barreira para os consumidores do Norte e Nordeste. Essa disparidade de preços frustra os clientes, além do tempo de espera ser consideravelmente maior em comparação com as compras realizadas nas regiões Sul e Sudeste”, observa Dias.

Para se destacar nessas regiões, Dias sugere que os vendedores invistam em enviar seus produtos para os Centros de Distribuição de marketplaces, como o Mercado Livre, o maior e mais completo marketplace da América Latina e parceiro da Magis5, que está constantemente ampliando sua presença em diferentes localidades do país.

“A Magis5, por exemplo, tem vendedores baseados no Nordeste, com destaque para Salvador e Maceió, ambos com mais de 2.500 pedidos por mês”, destaca.

Estratégias para Superar Desafios Logísticos

Outra estratégia eficaz é estabelecer parcerias com transportadoras para alcançar de forma mais eficiente os vendedores que atuam nas regiões Sul e Sudeste.

Além disso, a comunicação através das redes sociais pode ser utilizada para criar conteúdos de marketing direcionados, informando os clientes dessas regiões sobre ofertas de frete grátis e prazos de entrega. Essas promoções podem ser por tempo limitado, criando um senso de urgência entre os consumidores.

“Entendemos que o Norte e o Nordeste possuem um grande potencial de crescimento no comércio eletrônico, visto que o setor está em constante expansão ao longo dos anos.

O investimento na logística dessas regiões está aumentando, graças às grandes marcas e marketplaces. Há muito espaço para crescer, e continuamos a auxiliar os vendedores dessas regiões por meio de nossas soluções”, conclui Dias.