Proposta visa aumentar para 20% percentual do biodiesel no diesel

Proposta visa aumentar para 20% percentual do biodiesel no diesel
Foto: Reprodução / Envato

A proposta poderá chegar na câmara um pouco depois do Carnaval

Más notícias para quem depende de diesel. Uma nova proposta pode entrar no Congresso para elevar a proporção de biodiesel no diesel.

O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-São Paulo) é o relator do projeto que visa aumentar para 20% a mistura de biodiesel no óleo diesel.

O parlamentar é o autor do projeto de lei do “combustível do futuro” e pretende incluir em sua proposta o novo percentual para o biodiesel.

Arnaldo garante que até meados do Carnaval, a proposta já estará avançando na Câmara para buscar uma possível sanção presidencial o mais rápido possível.

Segundo o relator, a medida visa fixar o percentual em 20%, mas com uma abertura para que a mistura possa evoluir até 25%.

Do ponto de vista ambiental, a sustentabilidade é beneficiada com essas medidas, já que o biodiesel é um produto natural, e sua mistura com o diesel garantiria um combustível mais limpo.

No entanto, essa mudança poderia ter um impacto significativo na vida dos motoristas que utilizam diesel em seus veículos, principalmente os caminhoneiros.

Como o biodiesel é mais sustentável, porém mais caro, um aumento em seu percentual na mistura com o diesel resultaria em um aumento no preço final do combustível fóssil.

Aumentos do Diesel

Em 2024, o diesel já sofreu com a retomada dos impostos que estavam zerados pelo Governo Federal, e um reajuste pegou os motoristas de surpresa na última semana. E, como se não bastasse, um novo percentual de biodiesel começará a ser cobrado em março, elevando a quantidade do líquido de 12% para 14% no diesel.

Apenas com essas mudanças, estima-se que o diesel nas bombas fique R$ 3,00 mais caro a longo prazo. Se a proposta do Deputado Arnaldo avançar e for sancionada pelo presidente da república, o preço por litro do diesel ultrapassará facilmente a marca dos R$ 10,00.