Um grande passo rumo ao aumento das ferrovias no Brasil foi dado na última sexta-feira (09) pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
A agência autorizou, por meio da Superintendência de Transporte Ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (SUFER/ANTT), o início das operações comerciais para a Rumo Malha Central (RMC).
O trecho abrange 282 quilômetros de ferrovia, ligando os pátios de Ouro Verde e Santa Helena, nos respectivos municípios de Ouro Verde e Santa Helena, localizados no Estado de Goiás. Anteriormente, o trecho havia sido inaugurado em 2023 e estava apenas em regime condicionado e em fase de testes. Após análise da ANTT, foi autorizada a operação em regime comercial do trecho da ferrovia.
Este ponto é uma importante ligação da região Norte com a Sudeste, concentrando-se na região Centro-Oeste do país.
Mercadorias como algodão, minério, peças automotivas, milho e carne bovina congelada foram as escolhidas para iniciar o tráfego de transporte na linha férrea.
Além de ampliar o sistema ferroviário do país, gerando empregos e expandindo o modal, o governo visa desafogar o transporte terrestre e diminuir a carga sobre as entregas feitas por caminhões.
Atualmente, o Brasil depende quase 70% do transporte terrestre para o tráfego de cargas pelo país.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário