Caminhão acessa área de escape e carro vai junto

Caminhão acessa área de escape e carro vai junto
Foto: Reprodução / Internet

Vídeo impressionante registra momento inesperado

Câmeras de trânsito do Tennessee, nos Estados Unidos, registraram um momento impressionante na manhã do último sábado (24). Um caminhoneiro foi flagrado pegando uma rampa de descontrole de forma inesperada, arrastando consigo um carro que estava na faixa ao lado.

O vídeo, capturado por volta das 7h20, mostra o caminhão trafegando normalmente na faixa do meio, quando subitamente vira à esquerda para acessar a área de escape. O carro vermelho, que seguia na faixa da esquerda, é surpreendido pela manobra do caminhão e acaba indo com o pesado para a área de escape.

O incidente é um exemplo impressionante dos perigos enfrentados nas estradas, ressaltando a importância da atenção e cautela dos motoristas em situações de tráfego intenso e imprevistos. Felizmente, não foram relatados ferimentos graves no incidente, mas serve como um exemplo para a necessidade de sempre estar preparado para reações rápidas e inesperadas no trânsito. Se não fosse pela agilidade do condutor do automóvel em realizar a manobra junto com o caminhoneiro, um acidente teria ocorrido.

Como funciona a área de escape nos EUA

As rampas de descontrole, também conhecidas como áreas de escape, são uma característica importante das rodovias, especialmente em regiões montanhosas. Elas foram desenvolvidas para ajudar a frear veículos desgovernados ou que estão com problemas no equipamento de freio.

A ideia dessas rampas surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960, quando começaram a surgir caminhões cada vez maiores e mais pesados, rodando por longas estradas, praticamente de costa a costa dos EUA, passando por trechos montanhosos.

Existem diferentes tipos de áreas de escape, incluindo:

  1. Rampa com inclinação contrária: Usa o efeito da gravidade como princípio de funcionamento para frear o veículo. Se o ângulo for suficientemente acentuado, permite uma desaceleração rápida do caminhão.
  2. Caixas de brita: Consiste em uma caixa repleta de pedregulho, cascalho, britas e outros tipos de materiais. Quando o veículo desgovernado passa por esse sistema, suas rodas afundam, fazendo com que a parte inferior do veículo entre em atrito com a área de escape, parando o veículo.
  3. Sistema com cabos de aço: Forma uma cerca que é acoplada a um sistema elástico. Quando o veículo bate, ele desacelera.