Detenção de motorista por adulteração no caminhão e semirreboque, na BR-316

Detenção de motorista por adulteração no caminhão e semirreboque, na BR-316
Foto: Reprodução / PRF

PRF identifica irregularidades em caminhão e semirreboque durante fiscalização

No último domingo (10), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma operação de fiscalização no km 523 da BR-316, na cidade de Caxias (MA). Durante a operação, um caminhão acoplado a um semirreboque foi parado e seu motorista, um homem de 45 anos, foi detido após a descoberta de alterações nos identificadores dos veículos.

Os agentes da PRF, ao consultarem seus sistemas, perceberam que os registros do caminhão e do semirreboque não correspondiam aos veículos em questão. Foi revelado que o caminhão possuía uma placa original, sem qualquer registro de roubo ou furto, enquanto o semirreboque tinha uma placa com restrição judicial.

Questionado sobre a substituição das placas, o motorista confessou estar ciente de que seu irmão havia trocado a placa do semirreboque devido à restrição judicial. No entanto, ele afirmou desconhecer que a placa do caminhão também havia sido trocada.

Ele relatou que recebeu o caminhão de seu irmão há cerca de dois meses para trabalhar como motorista. Diante das evidências, o motorista e os veículos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil local para os procedimentos legais pertinentes ao caso.

Como posso verificar se um veículo foi roubado ou furtado?

Existem diversos métodos para identificar se um veículo foi objeto de roubo ou furto:

  • Consulta no Detran via placa do veículo: O primeiro método para identificar se um caminhão, motocicleta ou carro foi roubado é realizar uma consulta utilizando a placa do veículo no Detran.
  • Uso do aplicativo Sinesp Cidadão: Este aplicativo possibilita a consulta da situação de um veículo ao inserir os caracteres da placa do mesmo. Ele fornece informações como marca/modelo, ano, cor, final do chassi e se há restrição de roubo ou furto.
  • Verificação da documentação: É crucial verificar a autenticidade da documentação do veículo.
  • Desconfiar de preços muito baixos: Se o valor do veículo estiver muito abaixo do valor de mercado, isso pode ser um sinal de que o mesmo foi roubado.
  • Checagem do número do motor e do chassi nos vidros: Os números do motor e do chassi que estão gravados nos vidros do veículo devem ser iguais aos números que constam na documentação do veículo.
  • Realização de uma vistoria cautelar: Uma vistoria cautelar pode revelar se o veículo foi roubado ou furtado.

Lembre-se: É sempre crucial verificar a origem de um veículo antes de efetuar a compra para evitar problemas no futuro.