Na última quinta-feira (7), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma operação de segurança viária na BR-116, em Vacaria, no Rio Grande do Sul. Durante a operação, quinze caminhões foram identificados transportando cargas acima do peso permitido por lei. Como resultado, foi necessário redistribuir um total de 95 toneladas de carga para outros veículos.
Além disso, a operação revelou que quatro dos caminhões inspecionados apresentavam falhas no sistema de freios, tornando-os ineficientes ou até mesmo inoperantes. Cinco motoristas profissionais foram penalizados por não cumprirem a lei do descanso.
O transporte de cargas acima do peso legal representa uma grave ameaça à segurança nas estradas, comprometendo a estabilidade do veículo e sua capacidade de frenagem. Isso não apenas afeta a fluidez do trânsito, mas também causa danos significativos à infraestrutura rodoviária e ao próprio veículo.
De acordo com o código de trânsito brasileiro, há multas previstas para o excesso de peso, e o valor da multa aumenta proporcionalmente à quantidade de excesso. Após a redistribuição da carga excedente, os veículos foram liberados.
A Resolução do CONTRAN nº 12/981 estabelece os limites de peso para caminhões no Brasil, variando de acordo com o tipo de eixo e a configuração do veículo. Veja alguns exemplos:
O Peso Bruto Total (PBT) para uma unidade ou combinação de veículos é de 45 toneladas. Contudo, a legislação estabelece que veículos ou combinações de veículos com peso bruto total ou combinado (caminhão mais reboque) igual ou inferior a 50 toneladas serão fiscalizados apenas quanto a esses limites. Vale lembrar que a tolerância para peso excessivo passou de 10% para 12,5%.
Recomenda-se a consulta a um especialista em logística da sua empresa para obter informações mais detalhadas e precisas, pois existem limites específicos de peso e rodagem em diversas vias estaduais que devem ser observados além dos limites nacionais.
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