PRF flagra ultrapassagem forçada e encontra comprimidos de rebite

PRF flagra ultrapassagem forçada e encontra comprimidos de rebite
Foto: Reprodução / PRF

Uso de substâncias ilícitas no trânsito representa perigo para a segurança viária

Durante uma operação de fiscalização realizada na manhã da última quinta-feira, dia 22, na BR-110, no município de Jeremoabo (BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou um motorista que tentava realizar uma manobra perigosa entre dois veículos que se aproximavam em sentidos opostos. Durante a abordagem, os agentes encontraram 10 cartelas de anfetamina, conhecida como Nobésio Extra Forte, dentro da cabine do veículo.

As anfetaminas são substâncias utilizadas por condutores para prolongar o período de vigília, geralmente para dirigir longas distâncias. Conhecido como “rebite”, o uso dessas drogas é proibido pela ANVISA e representa uma ameaça significativa à segurança no trânsito.

Diante dessa situação, a PRF registrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e encaminhou o caso ao Juizado Especial Criminal. Os motoristas envolvidos serão responsabilizados conforme o artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas), que trata do porte de substâncias ilícitas para consumo pessoal.

A PRF enfatiza a importância da conscientização dos condutores sobre os perigos do consumo de substâncias que alteram a capacidade de dirigir e destaca que comportamentos irresponsáveis no trânsito podem ter consequências graves.

Uso legal das anfetaminas

É importante ressaltar que alguns medicamentos contendo anfetaminas são permitidos quando utilizados de acordo com prescrição médica e para fins terapêuticos específicos, como no tratamento de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou narcolepsia.

Nesses casos, o uso é regulamentado e controlado, sendo necessário ter uma receita médica válida e seguir as orientações do profissional de saúde.

Mesmo sendo da família das anfetaminas, o rebite ou qualquer outro estimulante, fora das condições legais estabelecidas, é considerado ilegal no Brasil e pode acarretar consequências legais e para a saúde. Por isso, é sempre recomendado evitar o uso de substâncias ilícitas.