Tarifas de pedágio no Paraná: redução menor que o esperado leva a reclamações do setor produtivo

Tarifas de pedágio no Paraná redução menor que o esperado leva a reclamações do setor produtivo
Foto: Felipe Rosa/Arquivo Gazeta do Povo

A redução nas tarifas de pedágio na BR-277 entre Curitiba e o litoral foi de apenas 3%, gerando insatisfação entre as entidades do setor produtivo.

Apesar das expectativas, o valor da nova tarifa de pedágio na BR-277 entre Curitiba e o litoral não diminuiu tanto quanto o esperado. A redução foi de apenas 3%. No lote 1, as tarifas básicas, que variam de R$8,70 a R$11,50, incidem sobre o número de eixos.

As entidades do setor produtivo estão indignadas e a cobrança nos lotes 1 e 2 começa já em 23 de março. “Estamos vendo agora que a cobrança vai começar antes das obras serem realizadas, indo completamente contra o que foi prometido anteriormente”, reclama Agide Meneguette, representante da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP).

Esses custos com pedágio acabam sendo repassados para o consumidor final. “Será repassado e acabará afetando o bolso do consumidor, refletindo nos preços dos supermercados, com certeza”, afirma o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Edson Vasconcellos.

A Necessidade de Acompanhar os Investimentos

Com o retorno da cobrança, as entidades do setor produtivo enfatizam a importância de acompanhar os investimentos a serem realizados nas rodovias nos próximos anos. “Devemos garantir que as concessionárias atendam seus clientes da melhor maneira possível”, destaca o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR), Sérgio Malucelli.