A Ford e a Chevrolet foram percursoras nesse estilo
Hoje vamos contar um pouco sobre a história dos caminhões com motor de dois tempos no Brasil. Veículos da Chevrolet e Ford foram equipadas com os motores Detroit diesel, marca responsável pelo motor no país.
O que é um motor a dois tempos?
Para entendermos melhor a história dos motores a dois tempos no Brasil, vamos explicar o que seriam eles.
O motor a dois tempos é um tipo de motor com cambão interno que faz o ciclo de admissão, compressão, combustão e exaustão em apenas duas batidas, diferente do convencional que precisa de quatro.
Eles são menores em comparação com motor de quatro tempos por possuírem menos componentes e uma simplicidade no design.
Apesar de tudo parecer mais fácil com o motor de dois tempos, há duas desvantagens bem proeminentes:
- Mais emissão de poluentes;
- Maior consumo de combustível.
O início
A história dos motores de dois tempos no Brasil começou na década de 70 quando o mercado abriu espaço para os caminhões a diesel e se despedia dos pesados movidos a gasolina.
A Ford foi a grande percursora de caminhões movidos a gasolina no Brasil e quando ela decidiu investir nos veículos a diesel o cenário das máquinas pesadas no país mudou.
O final
Porém, nem tudo foi flores. Apesar do número de sucesso de vendas, os veículos apresentaram problemas em relação a lubrificação provocando um recall das primeiras unidades comercializadas com os motores Detroit diesel.
Infelizmente esses problemas apresentados ajudaram a encerrar o fornecimento de motores para marcas no Brasil, inclusive Ford e Chevrolet.
Apenas alguns caminhões conseguiram ser equipados com motores dois tempos da Detroit diesel, veja os modelos abaixo:
Ford
- Ford F 7000;
- FT 7000;
- F 8000;
- FT 8000;
- F 8.500.
Chevrolet
- D 60;
- D 70.