A história dos motores a dois tempos no Brasil

A história dos motores a dois tempos no Brasil
Foto: Reprodução / Internet

A Ford e a Chevrolet foram percursoras nesse estilo

Hoje vamos contar um pouco sobre a história dos caminhões com motor de dois tempos no Brasil. Veículos da Chevrolet e Ford foram equipadas com os motores Detroit diesel, marca responsável pelo motor no país.

O que é um motor a dois tempos?

Para entendermos melhor a história dos motores a dois tempos no Brasil, vamos explicar o que seriam eles.

O motor a dois tempos é um tipo de motor com cambão interno que faz o ciclo de admissão, compressão, combustão e exaustão em apenas duas batidas, diferente do convencional que precisa de quatro.

Eles são menores em comparação com motor de quatro tempos por possuírem menos componentes e uma simplicidade no design.

Apesar de tudo parecer mais fácil com o motor de dois tempos, há duas desvantagens bem proeminentes:

  • Mais emissão de poluentes;
  • Maior consumo de combustível.

O início

A história dos motores de dois tempos no Brasil começou na década de 70 quando o mercado abriu espaço para os caminhões a diesel e se despedia dos pesados movidos a gasolina.

A Ford foi a grande percursora de caminhões movidos a gasolina no Brasil e quando ela decidiu investir nos veículos a diesel  o cenário das máquinas pesadas no país mudou.

O final

Porém, nem tudo foi flores. Apesar do número de sucesso de vendas, os veículos apresentaram problemas em relação a lubrificação provocando um recall das primeiras unidades comercializadas com os motores Detroit diesel.

Infelizmente esses problemas apresentados ajudaram a encerrar o fornecimento de motores para marcas no Brasil, inclusive Ford e Chevrolet.

Apenas alguns caminhões conseguiram ser equipados com motores dois tempos da Detroit diesel, veja os modelos abaixo:

Ford

  • Ford F 7000;
  • FT 7000;
  • F 8000;
  • FT 8000;
  • F 8.500.

Chevrolet

  • D 60;
  • D 70.