Caminhão

Os 5 caminhões mais estranhos do mundo: conheça  configurações bem peculiares

Desde motores V12 até caminhões com múltiplos eixos, confira as modificações mais surpreendentes no mundo dos caminhões.

Os caminhões são veículos incríveis, e uma das características que os tornam tão emblemáticos é a capacidade de modificação. Com o avanço da tecnologia, surgem modelos cada vez mais peculiares e modernos, capazes de transportar cargas pesadas ou atingir velocidades impressionantes. Nesta matéria, vamos explorar cinco caminhões com as configurações mais estranhas já vistas no mundo.

  1. Caminhão 8×2 com Três Eixos Traseiros

Para começar, vamos falar sobre uma configuração que fez certo sucesso no Brasil, mas que acabou sendo banida pelo governo. O caminhão com três eixos traseiros era composto por um eixo direcional e três eixos traseiros em tandem, com um peso bruto total de 31,5 toneladas. Apesar de sua popularidade, essa configuração foi proibida devido a preocupações com segurança e regulamentação.

  1. Tatra 18×6

Em seguida, temos um modelo da Tatra, uma empresa tradicional da República Tcheca. Este caminhão é dividido em três grupos de eixos, com capacidade de até 16 toneladas nos dois eixos centrais. Equipado com um motor Caterpillar C32 de 12 cilindros, este monstro pode gerar impressionantes 1.132 cavalos de potência.

  1. Cavalos Mecânicos 6×2/4

Uma configuração peculiar que fez sucesso no Brasil foi o cavalo mecânico 6×2/4. Com três eixos e rodado simples, este modelo permitia uma distribuição de carga eficiente e alcançava até 45 toneladas de PBTC.

  1. Thor 24

O Thor 24 é um caminhão que chama atenção não apenas por sua aparência, mas também por suas especificações impressionantes. O modelo foi fabricado com base em um chassi do caminhão Peterbilt 359. Equipado com dois motores a diesel V12 e oito compressores mecânicos, este monstro é capaz de gerar cerca de 3.471 cv de potência.

  1. Volvo FH 750 14×4

Por fim, temos o Volvo FH 750 14×4, um modelo especialmente modificado por uma empresa dinamarquesa. Com sete eixos e 20 rodas, este caminhão recebeu uma customização minuciosa para atender às demandas específicas de transporte de cargas excepcionais.

Esses cinco caminhões exemplificam a diversidade e a inovação no mundo dos veículos pesados. Com configurações peculiares e especificações impressionantes, esses modelos desafiam os limites da engenharia e mostram que no mundo dos caminhões, tudo é possível.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto