22 policiais participaram do curso como alunos
Em mais uma ação educacional, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) capacitou seus policiais para enfrentar crimes ambientais. Intitulado como Nivelamento em Identificação Macroscópica de Espécies de Madeira (III NIMEM), o projeto contou com a participação de 22 policiais, capacitando-os para combater o transporte ilegal de madeira.
O treinamento ocorreu entre os dias 1º e 10 de abril, conduzido pelo setor de enfrentamento aos crimes ambientais em Ji-Paraná, Roraima.
Os policiais inscritos obtiveram certificação e conhecimento para identificar as madeiras transportadas, possibilitando a detecção de casos de extração ilegal.
Além dos policiais, estiveram presentes representantes da unidade de prevenção aos crimes ambientais do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), policiais especializados no tema e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente.
O treinamento incluiu aulas teóricas e práticas, estas realizadas em ação durante quatro dias. Durante as atividades práticas, os agentes apreenderam 135 m³ de madeira e 18 m³ de carvão.
Além disso, resgataram quatro animais silvestres e registraram 23 ocorrências de crimes ambientais, autuando 27 pessoas. Os detidos foram liberados mediante assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em juízo quando solicitados.