Valor do petróleo pode aumentar após retaliação iraniana a Israel

Valor do petróleo pode aumentar após retaliação iraniana a Israel
Foto: Reprodução / Reuters / Paulo Whitaker / File Photo

Especialistas garantem mudanças no valor do combustível

Os conflitos entre Ucrânia e Rússia desencadearam mudanças em relação aos valores do petróleo e o mercado mundial espera elevação no preço do barril para os próximos dias devido a um conflito iminente entre outras duas províncias.

Após o Hamas atacar Israel e o país revidar invadindo Gaza (Palestina), um novo país decidiu se envolver nessa guerra e agora o conflito pode desencadear proporções bem maiores a nível mundial.

Israel atacou o consulado iraniano no último primeiro de abril na Síria – resultando na morte de líderes militares – e recebeu uma resposta com lançamento de drones e mísseis balísticos na noite do último sábado (13/04).

Mudanças no valor do petróleo

Uma possível guerra entre Israel e Irã (que prometeu responder em caso de outra investida Israelense) mexeu com o planeta e impactou nas suposições sobre o valor do barril de petróleo.

Para se ter uma ideia, apenas com a tensão de um possível ataque do Irã a Israel, o preço do barril de petróleo Brent chegou à casa dos U$ 92. Na segunda-feira (15) o preço caiu para U$ 89, mas ainda assusta.

Segundo o economista e professor da Universidade de Brasília (UNB), Cesar Bergo, em entrevista para o portal Agência Brasil, o nosso país pode se beneficiar na exportação por ser um grande produtor de petróleo, porém o produto interno pode subir.

Cesar ainda enfatizou que o combustível interno deve subir, não deixando dúvidas a respeito a isso.

Rússia x Ucrânia

Devemos relembrar que o planeta inteiro sofreu consequências com o início do conflito entre Rússia e Ucrânia em 2022. Os preços de diversos produtos e a escassez de outros impactaram várias províncias incluindo o valor do petróleo, aumentando o litro do diesel e gasolina no Brasil e no mundo.

Segundo a última cotação de Brent divulgada em 18 de abril ás 13:11 PM, o barril estava custando U$87.23.