Variação de preços: diesel em queda e gasolina em alta no 1º Trimestre, revela pesquisa

Variação de preços: diesel em queda e gasolina em alta no 1º Trimestre, revela pesquisa
Foto: Reprodução / Internet

Estudo mostra oscilações nos valores dos combustíveis no período, destacando impacto da tributação e custo-benefício entre gasolina e etanol.

No primeiro trimestre do ano, o mercado de combustíveis registrou movimentações divergentes, com o diesel apresentando queda de 1,2%, enquanto a gasolina teve um aumento de 2,7%. Esses dados emergem de uma pesquisa realizada pelo Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade, em colaboração com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O levantamento revela que mudanças na tributação exerceram influência significativa nos resultados observados. A retomada da cobrança de Pis/Cofins sobre o diesel e o biodiesel, em janeiro, seguida pelo reajuste do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina e o diesel, em fevereiro, contribuiu para as variações nos valores dos combustíveis.

No mês de março, os números mantiveram a tendência de oscilação. O etanol e as gasolinas, aditivada e comum, registraram aumentos de preço em comparação com fevereiro, enquanto o Gás Natural Veicular (GNV) e o diesel S-10 apresentaram queda. Em relação aos últimos 12 meses, a gasolina comum subiu 5,1%, enquanto o diesel S-10 teve leve alta de 0,3%, e o diesel comum aumentou 0,8%.

Custo-Benefício entre Etanol e Gasolina

Apesar das variações nos preços, o estudo destaca que a paridade de preços entre gasolina e etanol manteve-se relativamente estável, mantendo a preferência pelo etanol em alguns estados. O Indicador de Custo Benefício-Flex revela que a margem de preferência pelo etanol permaneceu em níveis significativos, especialmente em estados do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Diante desse cenário, a escolha entre etanol e gasolina continua a ser uma consideração importante para os consumidores, refletindo não apenas os preços, mas também questões relacionadas à eficiência e ao impacto ambiental. Para quem utiliza um veículo a diesel, a alternativa é pesquisar os postos com o combustível mais barato.