Grupo arteris já começou a cobrança por eixos suspensos

Grupo arteris já começou a cobrança por eixos suspensos
Foto: Reprodução / Internet

Fique atento pois o sistema será automatizado

Se você utiliza alguma rodovia administrada pelo grupo Arteris, saiba que a partir da próxima segunda-feira (06), será iniciada a cobrança de pedágio dos eixos suspensos de automóveis pesados carregados.

As cobranças ocorrerão de forma automatizada, através da leitura da placa de identificação já instalada nas praças de pedágio correspondentes.

O sistema automatizado será interligado com a plataforma da Secretaria de Fazenda Estadual, que verificará se o veículo possui o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) e/ou o Documento Auxiliar de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (DAMDFE) em aberto.

A cobrança será feita da mesma forma que já funciona em outros locais, como em pedágios administrados pela Ecovias do Araguaia, Ecovias do Cerrado, Via Sul e Via Costeira. Vale ressaltar que quando o caminhão estiver carregado, é necessário que o transportador trafegue com todos os eixos no solo.

Com o novo sistema, se o motorista trafegar com o eixo suspenso e estiver carregado, poderá sofrer sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que vão desde multa até inclusão de pontos na CNH.

Veja abaixo as rodovias que terão o novo tipo de cobrança a partir de segunda-feira (06):

  • Fernão Dias (BR-381/MG/SP);
  • Fluminense (BR-101/RJ);
  • Litoral Sul (BR-116/376/PR e BR-101/SC);
  • Planalto Sul (BR-116/PR/SC);
  • Régis Bittencourt (BR-116/SP/PR).