Noticias

Por que o mês de maio é de conscientização no trânsito?

O mês foi escolhido após um anúncio da ONU

O mês de maio chegou e com ele a campanha Maio Amarelo aparece para conscientizar motoristas a respeito do trânsito seguro.

Para 2024, o tema da campanha é “Paz no trânsito começa por você”, e todos os órgãos de tráfego no país estão se mobilizando para que haja a redução de acidentes por meio da ação.

Movimento internacional e origem do nome

Durante todo o mês de maio, há um movimento internacional de conscientização pela paz no trânsito. Neste ano, o Paraná, no Brasil, foi sede internacional para a abertura da campanha mundial. O mês de maio foi escolhido após um decreto da ONU – Organização das Nações Unidas – em 11 de maio de 2011, estabelecendo uma meta para a redução de acidentes de trânsito.

A cor amarela foi escolhida em alusão à advertência no trânsito por meio dos semáforos, como uma forma de chamar atenção para a causa.

O programa da Record TV Brasil, Caminhoneiro, fez uma matéria a respeito desse mês tão importante para a segurança no trânsito, e uma declaração assustou bastante.

O repórter Francisco Garonce pontuou que todos os dias o trânsito e sua violência matam 90 pessoas. É como se fosse um avião lotado de passageiros caindo diariamente.

A mobilização com o Maio Amarelo ajudou a diminuir o número de mortes no trânsito entre 2014 e 2019.

Porém, desde 2020, esse número tem aumentado (a pandemia de COVID-19 ajudou, pois a campanha não foi realizada nesse ano, entre outros fatores), e agora o Maio Amarelo volta com tudo para combater a insegurança viária e diminuir os números de mortes no trânsito.”

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto