Uso da substância ilícita pode causar graves acidentes nas estradas
Na última sexta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma operação que resultou na apreensão de comprimidos de anfetaminas em duas cidades da Bahia. Em Vitória da Conquista, foram apreendidas 17 unidades, enquanto em Seabra o número chegou a 24.
Considerado um crime de menor potencial ofensivo, os policiais lavraram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) em ambas as situações. Os procedimentos criminais foram encaminhados ao Juizado Especial Criminal local, onde os condutores serão responsabilizados pelo artigo 28 da Lei 11.343/2006, conhecida como Lei de Drogas.
O uso de anfetaminas está frequentemente relacionado a comportamentos de risco no trânsito, incluindo excesso de velocidade, perda de controle do veículo, colisões, direção agressiva e distraída, bem como a execução de manobras perigosas.
A Polícia Rodoviária Federal alerta que dirigir sob influência de rebites, como são popularmente conhecidas as anfetaminas, configura uma infração gravíssima de trânsito, conforme estipulado pelo Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além de colocar em risco a vida do próprio motorista, essa prática também representa uma ameaça para outras pessoas que compartilham as estradas.