A operação faz parte do calendário da PRF 2023-2028
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma operação de enfrentamento aos crimes ambientais entre os dias 13 e 17 de maio em São Paulo. A ação, intitulada “OPERAÇÃO BONS VENTOS”, teve como objetivo fiscalizar a emissão de gases pelos veículos automotores.
Ao todo, 19 policiais participaram da operação, recebendo um treinamento teórico durante três dias. A CETESB (Agência do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição) enviou três funcionários para participarem do treinamento.
Na prática, foram três dias de fiscalizações. Os policiais autuaram 31 motoristas que apresentavam irregularidades nos veículos em relação à poluição ambiental. Dentre as ocorrências, foram encontradas fraudes relacionadas a falhas eletrônicas persistentes, desvio de escapamento, uso do diesel S-500 no lugar do S-10, excesso de ruído e Arla 32 adulterado.
Os policiais também encontraram outras irregularidades. Em posse de um motorista, foram apreendidos 22 comprimidos de nobésio extraforte (conhecido popularmente como “rebite”) e 24 gramas de maconha.
Duas pessoas em situação análoga à escravidão foram resgatadas, incluindo um adolescente e um homem idoso.
A operação faz parte do calendário estratégico da PRF 2023-2028, que integra segurança no trânsito e o enfrentamento dos crimes ambientais.