Foto: Reprodução / Internet
A crise na indústria de transporte rodoviário na Europa tem sido um tema recorrente na mídia, à medida que a escassez de mão-de-obra qualificada se agrava. Com a demanda crescente por serviços de transporte e a falta de profissionais capacitados, a indústria enfrenta desafios enormes.
Estimativas da Associação Internacional de Transportes por Estrada apontam para a necessidade imediata de pelo menos 425.000 caminhoneiros na Europa, número que pode chegar a 745.000 até 2028.
O desinteresse dos jovens e mulheres na profissão de caminhoneiro é um problema crescente na Europa. Custos elevados para obtenção de licenças e carteiras de motorista são obstáculos significativos. Além disso, as condições de trabalho, muitas vezes precárias, afetam a atratividade da profissão.
Na Espanha, o sindicato denuncia empresas que oferecem salários abaixo do mínimo legal, exacerbando a questão das condições de trabalho. A crise não é apenas uma questão de salários, mas também de estratégia econômica e política.
Para trabalhar como caminhoneiro em Portugal, é necessário cumprir uma série de requisitos, incluindo idade mínima de 21 anos para conduzir veículos pesados, e 18 anos para as categorias C1 e C1E; autorização de residência e certificação de aptidão física e psicológica. Além disso, é preciso ser aprovado nas provas práticas e teóricas da autoescola.
Os custos associados à obtenção da licença de condução também devem ser considerados, pois pode chegar a média de 90 euros.
Depoimentos de caminhoneiros destacam a diversidade de experiências na profissão. Enquanto alguns enfatizam a possibilidade de ganhos financeiros, outros destacam os desafios de qualidade de vida e tempo pessoal. “Depende daquilo que você quer, se quiser ganhar dinheiro, é uma profissão procurada por empregadores com falta de mão-de-obra. Se quiser qualidade de vida e tempo para ti, não será tão bom, pois terás que dirigir algumas horas por dia e esperar para descarregar e carregar o caminhão, além de ficar fora de casa algumas vezes”, escreveu um caminhoneiro português em uma rede social.
Os salários para caminhoneiros variam consideravelmente entre os países europeus, com diferenças significativas entre as médias salariais em Portugal, Suíça, Alemanha, França e Espanha. Veja abaixo o comparativo de quanto ganha em média um caminhoneiro em um ano de trabalho:
Apesar dos desafios, há uma demanda significativa por caminhoneiros na Europa. Sites de emprego como o Sapo Emprego e o Jobted oferecem uma ampla variedade de vagas tanto para motoristas nacionais quanto internacionais. Vale ressaltar que a maioria das vagas exige experiência, e as que pagam os melhores salários são para motorista internacional — aquelas na qual os caminhoneiros viajam entre países do continente europeu.
Embora a profissão de caminhoneiro ofereça oportunidades de trabalho e remuneração em toda a Europa, é importante considerar os desafios e realidades associados a ela. A busca por profissionais do transporte rodoviário continua urgente, mas é essencial estar ciente dos requisitos, condições de trabalho e perspectivas salariais antes de tomar uma decisão.
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