A inovação impacta todos os segmentos globais e, no cenário dos caminhões, não seria diferente. Um dos componentes mais importantes de um caminhão é sua transmissão, que evoluiu de manual para automática ao longo dos anos. No vídeo divulgado pelo canal “Apaixonados Por Estrada”, são analisados os aspectos positivos e negativos de cada tipo de transmissão para entender qual é a melhor opção.
Para começar, o autor do vídeo explica como uma transmissão funciona. Ele esclarece que a transmissão de um caminhão aproveita a força rotacional do motor, que é direcionada através de um complexo mecânico de engrenagens para girar as rodas motrizes, movimentando assim toneladas de carga.
Com a transmissão manual, o motorista precisa selecionar a marcha adequada e engatar ou desengatar a embreagem. Este tipo de transmissão utiliza um volante, uma placa de pressão e a embreagem para conectar e desconectar o motor da transmissão. O volante e a placa de pressão estão conectados ao motor, enquanto a embreagem fica entre eles, acoplada ao eixo de entrada da transmissão. A cada troca de marcha, é necessário apertar a embreagem primeiro.
As transmissões manuais possuem geralmente de 12 a 24 velocidades, com um sistema de divisão onde a marcha é dividida em alta e baixa. A vantagem é que esse tipo de transmissão costuma ser mais barato, mas a desvantagem é que requer um motorista habilidoso, já que as trocas podem variar dependendo da carga e do terreno.
As transmissões automáticas, por outro lado, não utilizam embreagens. Em vez disso, dependem de um conversor de torque para trocar de marchas automaticamente. Este conversor conecta o motor à transmissão e utiliza fluido pressurizado para transferir potência às engrenagens. Muitas marcas de caminhões oferecem diferentes programas de marcha, que permitem adaptar a troca para diversas situações, como manobras, economia de combustível e condução off-road.
Com o câmbio automático, a transmissão é mais eficiente, eliminando a necessidade de uma embreagem. A tecnologia permite que o motorista se concentre na estrada, enquanto o computador do caminhão escolhe a melhor marcha no momento exato, minimizando o desgaste e melhorando a economia de combustível. No entanto, a desvantagem é que o motorista pode ficar cansado após muitas horas de direção, já que a necessidade de interação manual é reduzida.
Diante de todos os pontos analisados, a conclusão é de que as transmissões automáticas oferecem vantagens significativas em termos de conforto e eficiência. Elas contam com tecnologias que aumentam a segurança e o desempenho do veículo. No entanto, a preferência por uma transmissão manual ou automática pode variar de acordo com as necessidades e habilidades individuais dos motoristas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário