Conduzir um veículo automotor em período chuvoso requer cuidados e atenção redobrada para evitar acidentes, e é sobre essa palavra que vamos falar, EVITAR!
Alguns caminhoneiros tomam certas atitudes para economizarem em peças, combustíveis, componentes e diversos pontos relacionados ao veículo.
Uma das formas mais usadas para economizar no desgaste dos pneus e levantar o eixo durante o tráfego, essa prática é usada para aumentar a vida útil dos pneus e evitar a cobrança por eixo erguido em caso de veículos carregados.
Apesar da cobrança dos pedágios dever seguir o status do manifesto (manifesto baixado não poderá haver cobrança) e a quantidade de eixos, alguns motoristas preferem suspender o componente para evitar desgastes.
A prática não é recomendável, sendo vista como degradante ao solo além de sobrecarregar os eixos fixos e a suspensão do veículo.
Tendo seus prós e contras, trafegar com eixo suspenso na chuva se torna uma situação com perigo iminente para o trânsito.
O canal do youtube Marcos Paiva 1991 divulgou um vídeo mostrando o que aconteceu com um caminhoneiro que decidiu trafegar na chuva com os eixos do cavalo e da carroceria suspensos.
O caminhão derrapou na pista e a instabilidade ocasionada pela suspensão do eixo em conjunto com o asfalto molhado podem ter sido a causa da derrapagem do veículo.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário