Caminhão

Conheça dois clássicos antigos, prontos para o trabalho

Os caminhões são verdadeiros clássicos dos anos 70 que ainda podem ser utilizados no trabalho de um veículo pesado

Hoje escolhemos dois veículos para falar detalhadamente sobre sua operacionalidade, estrutura, acabamento, valorização e bom estado mesmo sendo verdadeiras relíquias pertencentes aos anos 70.

Dois caminhões que marcaram época e que podem ser adquiridos por você por um valor digno de uma raridade das estradas.

Veja um raríssimo Scania 111( o famoso jacaré) e um fenemê 180 para você se deliciar.

•FIAT/FNM 180 – 1975

Modelo trucado com todos os acessórios da época, balizas, bigodes no para-choques, buzina a ar, para-sol, a escadinha de acesso ao climatizador de ar e calotas de época que compõem o visual de um caminhão icônico. Na época esses veículos percorriam distâncias muito grandes ligando os mais distantes rincões do país e, hoje, ainda continuam na ativa.

O veículo está totalmente operacional. Veja-se o detalhe dos limpadores de para-brisa e, inclusive, a cabina leito e as pequenas luzes no degrau, que são acessórios de uma época saudosa e romântica, característica dos veículos de transporte daquele tempo, quando o caminhoneiro era um desbravador, não tinha muito conforto e os caminhões não tinham praticamente nenhuma tecnologia embarcada. As viagens eram verdadeiras odisseias.

No modelo observado, a carroçaria estava em bom estado de conservação e, nos veículos antigos, chama a atenção a quantidade de itens que não são originais mas aparecem como acessórios de época, como as lanternas redondas próximas do para-choques. O painel da porta é em aço, com puxador e um bolso para guardar documentos, os comandos de travamento de porta e a manivela de abertura do vidro.

O acesso ao interior é outro aspecto bem peculiar dessa linha de caminhões FNM e Fiat antigos. O interior mostra que o veículo está perfeitamente operacional. Há um banco de origem automotiva, mas o volante e o painel de instrumentos é o que se espera quando se vê um Alfa ou um Fiat da época. À direita no painel está o tacógrafo e os instrumentos seguem o padrão dos caminhões Mercedes antigos. À esquerda, os comandos do limpador de para-brisa.

A alavanca de câmbio é bem diferente do que se vê nos Alfa porque nesse modelo tem-se caixa de câmbio e motor do Mercedes 1318.

O painel sempre vai chamar a atenção, além do volante de dimensões bem generosas, e a cabine é bem espaçosa, apesar de o capô do motor ocupar um bom espaço no habitáculo, o que não impede que essa seja uma das melhores cabines da época em termos de espaço.

Eram muito poucos os caminhões que dispunham de cabine-leito. Nessa década destacavam-se alguns Mercedes, como os 1520 LP, e os Scania 111. Esse tipo de cabine era um diferencial oferecido pela Fiat/FNM na época.

Com mecânica de Mercedes, um caminhão em ótimo estado considerando-se ser um veículo antigo com os acessórios da época e um exemplar que vale a pena para os interessados. E o valor para aquisição é R$ 65.000,00.

•SCANIA 111 JACARÉ, 1976

Para quem busca relíquia, há o modelo L-111 aspirado – não é um caminhão que tem turbo-compressor – de 1976, original de fábrica em perfeito estado de conservação, aparentemente zero quilômetro e tem placa preta. O conjunto de rodas, a pintura tradicional, cinza-scania, no chassis, os faróis auxiliares, o conjunto de espelhos retrovisores, as balizas e o para-choque cromado. O painel traseiro traz o básico original de fábrica, lanternas, repetidores de seta e luz de freio. E ainda traz o manual de instrução do veículo e o certificado atestando mais de 80% de originalidade.

O interior é uma verdadeira viagem no tempo: a parte inferior do painel, o piso e o painel de instrumentos genuíno de fábrica. Veja-se os instrumentos, as teclas, o comando de acionamento do freio da carreta. É uma volta ao passado. Tempo de coisas simples mas muito robustas e funcionais que levam o valor pedido por esse L-111 a R$ 250.000,00.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto