Categorias: Caminhão

Conheça o Hurricane 95, o caminhão de bombeiros norte-americano

Ele reúne em um único veículo, diversas qualidades essenciais para caminhões de emergência

O Emergency 1, ano 1985, é um caminhão de bombeiros fabricado nos Estados Unidos é que reúne em um único veículo diversas qualidades.

Com 36 toneladas e 16 metros de comprimento (devido a todos os implementos nele instalados), está equipado com um motor Detroit a diesel de oito cilindros e 475 cv.

A direção é hidráulica e o câmbio, automático, tem cinco velocidades. Além disso, tem tração nos dois eixos traseiros, bloqueio do diferencial e, no painel de instrumentos, os botões de partida e o de corte para desligar o motor.

O Emergency 1 não é adaptado de nenhum outro caminhão e é feito exatamente para o serviço que se propõe. Um aspecto digno de registro são as patolas curtas, o que permite o acionamento de uma escada com 95 pés, aproximadamente a altura de um prédio de 11 andares.

O reservatório de água tem capacidade de mil litros mas a vazão do Emergency 1 chega a 5 mil litros de água por minutos. Se usada a capacidade máxima de vazão, o reservatório fica vazio em um instante.

O controle de vazão está localizado em um painel no alto da escada e pode ser operado de uma plataforma giratória na base da escada por meio da qual pode-se escolher a vazão e a direção do canhão d’água.

A cabine, bem ampla e com ar condicionado, é dividida em dois ambientes climatizados, entre os quais está o motor, separado dos dois ambientes e com isolamento térmico, daí a importância e a necessidade do ar condicionado em especial na parte de trás da cabine, que é muito quente apesar do isolamento térmico.

Os detalhes são muitos. Há vários compartimentos, como um “depósito” de escadas a partir de uma porta na traseira do caminhão e em outro compartimento está o cinto para uso por quem subir a escada. Há, também, um gerador embarcado e uma extensão com 100 metros com tomada que pode ser estendida até o local do incêndio.

Tudo isso e mais tomadas em toda volta, fones de ouvido para comunicação dentro da cabine devido ao elevado índice de ruído, três sirenes, câmera de ré com monitor na cabine.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto