Caminhoneiro

PRF apreende carga de madeira Acapu no Goiás

Essa espécie é ameaçada de extinção e tem a utilização proibida

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de madeira em um caminhão. No total foram 20 toneladas de madeira irregular do Pará apreendidas no Goiás.

A apreensão se deu após um trabalho realizado pela Polícia Rodoviária Federal em conjunto com o Ibama e a secretaria do meio ambiente.

As autoridades localizaram o caminhão que estava com a carga de madeira, um tipo muito utilizado para construção de casas e objetos, mas está em extinção.

A madeira em questão se chama Acapu, uma espécie predominante da região Amazônica, muito utilizada no comércio.

Com a entrada dessa espécie em extinção, a comercialização está proibida e o seu comércio vigora como crime ambiental que possui aumento de pena quando há espécies ameaçadas em extinção.

Desde 2014 o Brasil inclui o Acapu como espécies da flora ameaçada de extinção, uma medida tomada para a preservação desse tipo de matéria.

O caminhoneiro afirmou que não sabia que a espécie que ele transportava estava em extinção e apenas dirigia o caminhão com a madeira.

O motorista, de 36 anos, foi conduzido a delegacia para prestar depoimento e passar por todos os procedimentos cabíveis em relação à ocorrência.

Esta postagem foi publicada em 14 de agosto de 2024 08:15

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto