O intuito da modificação foi aumentar o ruído emitido
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuou um caminhão por estar com irregularidades no sistema de escapamento do veículo. O caminhão trafegava pela Br-174, trecho no município de Pontes e Lacerda, Mato Grosso.
O veículo estava com uma modificação ilegal no sistema de escapamento permitindo que fosse liberados gases poluidores diretamente na atmosfera, sem passar pela filtragem.
Tal ação aumenta a poluição e o nível de ruído emitido pelos veículos, considerando crime ambiental conforme a lei 54 da leis de crimes ambientais.
O caminhoneiro alegou ter ciência da modificação que foi feita a cerca de dois meses em uma oficina no estado do Paraná, com real intuito de aumentar o ruído do escapamento e que inclusive, o dono do caminhão estava totalmente a par da mudança.
O caminhão acabou sendo apreendido para que houvesse a regularização e o motorista deverá comparecer ao Jecrim (Juizado Especial Criminal) assim que solicitado.
A PRF salienta que antes de realizar qualquer modificação em seus automóveis é necessário verificar a legislação para evitar qualquer dano ambiental ou poluidor e até mesmo criminal.