Caminhoneiros, eles carregam o progresso

Caminhoneiros, eles carregam o progresso
Foto: Reprodução / BBC

Os motoristas são o sangue do Brasil

Trafegar por uma rodovia com movimento intenso de veículos pode despertar a atenção para um aspecto que muitos não veem como importante. É o caso do número de caminhões trafegando, o desenvolvimento sobre rodas.

Em todas as direções, através de todas as regiões do país, lá estão eles e os caminhoneiros. De todas as marcas e modelos, eles desempenham um papel essencial no desenvolvimento econômico de diversas maneiras, sendo fundamentais para o transporte de mercadorias e a logística, se destacando em regiões que não possuem uma infraestrutura ferroviária ou fluvial suficientemente desenvolvida e, desse modo, interligando áreas urbanas e rurais.

Outro aspecto relevante é a presença dos caminhões no mundo do comércio, permitindo que produtos sejam transportados de fábricas e fazendas para mercados locais, portos e fronteiras, o que é vital para o comércio regional e internacional, caso em que atua na exportação de produtos.

Em termos de comércio interno, os caminhões para a inclusão de áreas afastadas dos grandes centros urbanos, promovendo, assim, o desenvolvimento econômico, gerando empregos e estimulando o crescimento regional.

Uma característica relevante nos caminhões é o fato de eles serem vantajosos no que se refere à flexibilidade, já que podem cobrir rotas personalizadas e, se necessário, adaptar-se sem dificuldade a mudanças na demanda, o que não ocorre com outros modais como o ferroviário, que cobre rotas fixas.

Dois outros aspectos não podem ser esquecidos. A indústria de transporte rodoviário gera milhares de empregos diretos e indiretos, desde motoristas até profissionais de logística, manutenção e fabricação de caminhões.

Paralelamente, esse setor promove o desenvolvimento da infraestrutura de apoio, tal como postos e serviços de reparos. E igualmente relevante é o barateamento dos custos no caso das entregas em especial no caso de curtas e médias distâncias, que pode ser mais econômica do que outros meios de transporte. Essa vantagem do caminhão se reflete na redução dos custos de logística, trazendo benefícios para empresas e consumidores.

O legado caminhoneiro

Assim, não há dúvidas quanto ao fato de os caminhões serem fundamentais para a circulação de bens e de serviços, sendo um elemento de destaque para a economia moderna. A ausência deles prejudicaria o crescimento econômico uma vez que não poucas indústrias dependem deles para operar com eficiência, alcançar e ampliar mercados e fortalecer a economia do país.