Como evitar multas relacionadas às plaquetas em caminhões?

Como evitar multas relacionadas às plaquetas em caminhões
Foto: Reprodução / CANAL DO BETO BRASIL

É importante estar todas as informações no local adequado

O código de trânsito brasileiro (CTB) é bastante extenso e alguns pontos podem passar despercebidos na hora de evitar qualquer tipo de problema relacionado aos órgãos de trânsito.

Um dos pontos cruciais é estar em dias e regular com as plaquetas do camiões que indicam a lotação, a tara o PBT e o CMT.

Em relação ao CMT que é a capacidade máxima de tração, está relacionada diretamente a força do motor em ligação com a transmissão.

Através do CMT conseguimos saber qual o peso máximo que um conjunto é capaz de puxar. Vale ressaltar que hoje no Brasil a regra é de 5,7 cavalos para cada tonelada a ser puxada.

Para se ter uma ideia a carreta com maior capacidade do Brasil é o 11 eixos que consegue tracionar 91 toneladas precisando de um caminhão trator com CMT de ao menos 520 cavalos de potência.

Nas fiscalizações, o representante do órgão de trânsito irá direto na plaqueta que estará informada todas essas inscrições. Essas informações facilitam as fiscalizações e impedem que os caminhões e carretas circulem com excesso de peso.

A primeira exigência que o seu caminhão deve ter é a plaqueta e o cavalo vapor do caminhão trator deve estar regular com o veículo a ser tracionado.