Os dez caminhões mais fortes do mundo

Os dez caminhões mais fortes do mundo
Foto: Reprodução / Carro e Análise

Conheça as maiores potências do planeta

Quando se trata de caminhão tudo que envolve um veículo pesado deve ser levado em consideração e uma das partes que mais chamam a atenção é a potência.

Hoje vamos listar os 10 caminhões mais fortes do mundo entregando toda a potência que eles possam ter, veja abaixo e se surpreenda com o primeiro colocado.

10º LUGAR: VOLKSWAGEN METEOR 29520

Um caminhão da linha mais tecnológica da Volkswagen no Brasil. O modelo é um cavalo-mecânico extrapesado com tração 6×4 indicado para transporte rodoviário de carga para médias e longas distâncias. O caminhão conta com uma cabine com visual sofisticado e imponente e segue linhas dos novos modelos da marca. O climatizador é de série e a cabine é confortável, espaçosa e permite melhor locomoção interna. O novo volante multifuncional tem todos os comandos à mão do motorista e o painel de instrumentos é mais ergonômico. Ele vem equipado com um motor Man de 13 litros e capacidade para gerar 520 cv com torque de 203 kgfm. A transmissão é automatizada com 12 velocidades, com opção da 16 velocidades e como opcional a seleção de marchas de maneira inteligente.

9º LUGAR: DAF XF 530

É um modelo que fez tremendo sucesso aqui no Brasil. O modelo mais potente da principal linha da DAF conta com motor Paccar LX13 de seis cilindros com capacidade para gerar 530 cv entre 1675 rpm e torque de 256 kgfm entre 1425 rpm. Em termos de conforto, tem sistema de suporte para a condução, porta-copos com regulagem, mesa retrátil com capacidade de até 100 quilos, desligamento automático se ocioso por cinco minutos e decoração interna com acabamento piano black e cortina com blecaute.

8º LUGAR: VOLVO FH 540

O caminhão mais vendido por aqui nos últimos anos. O modelo, top de linha, tem cabine extremamente tecnológica e confortável com motor DC 13, da Volvo, de seis cilindros e com capacidade de gerar 540 cv entre 1450 e 1900 rpm com torque de 265 kgfm entre 1050 e 1450 rpm. O modelo é disponibilizado em inúmeras configurações e é líder do segmento em vários setores da economia nacional.

7º LUGAR: IVECO STRALIS HI WAY 560

O Hi Way é a principal linha da marca no Brasil e chegou em 2013, substituindo o Stralis AS. Seu motor é do tipo S Cam, com acionamento pneumático, tambores dianteiros e traseiros e ajustador automático. A transmissão é AZF 16AS 2630 automatizada de 16 marchas à frente e duas marchas a ré. O motor é o FPT Cursor13, turbo intercooler com capacidade de gerar 560 cv a 1550 rpm e torque de 245 kgfm entre 1000 e 1450 rpm.

6º LUGAR: MAN TGX 18580

É um caminhão que não está disponível no Brasil. O modelo foi uma grande aposta da marca que foi produzido de 2019 até 2022 e tem a capacidade de tracionar 18 toneladas. Vem equipado com motor D38 de seis cilindros de 15,2 litros com capacidade de geral 580 cv. O caminhão foi eleito o International Truck of the Year em 2021.

5º LUGAR: MERCEDES BENZ ACTROS 1863

Esse modelo se destacou muito em seu lançamento por ter sido um dos caminhões com mais recursos tecnológicos lançados na época, destacando o uso de retrovisores com câmeras, o que, na época, era pouquíssimo utilizado. O motor é o OM 473 de 15,6 litros, seis cilindros em linha e incríveis 630 cv e torque de 505 kgfm.

4º LUGAR: VOLVO FH 16 750

O famoso FH 16 750, com configuração 8×4, foi projetado para transporte de cargas com peso mais elevado que o comum. Ele tem capacidade de tração de até 250 toneladas, câmbio inteligente I Shift e freio-motor com adição de retard. Embora seja disponibilizado em mais configurações, no Brasil ele só chegou na 8×4. Os freios são os melhores fornecidos pela Volvo. São freios a disco nas rodas, retarder hidráulico e o freio-motor do caminhão também é destaque, com 580 cavalos de potência de frenagem. O câmbio é o I Shift ATO 3512, desenvolvido especialmente para cargas especiais com 12 marchas. O motor é o D 16, com seis cilindros e 16 litros com a incrível capacidade de gerar 750 cv a 285 kgfm de torque.

3º LUGAR: SCANIA 770

É o modelo mais potente disponível no Brasil e o que conta com tudo de melhor em termos de conforto e de tecnologia que um caminhão da Scania pode oferecer. O motor é V8 com capacidade de gerar 770 cv e torque de 327 kgfm. O Scania 770 é equipado com caixa automática de 14 velocidades. Novos eixos traseiros RB 885 +R885 e capacidade de tracionar 90 toneladas.

2º LUGAR: VOLVO FH AERO 780

Esse é um modelo novo na Volvo e que, recentemente, assumiu o posto de caminhão mais potente da marca e de segundo mais potente do mundo. O caminhão chegou em 2023 e com a atualização da linha FH. O Volvo FH Aero foi desenvolvido de acordo com a Diretiva 9356TC da União Europeia, que permite que a cabine dos caminhões seja aumentada em 90 centímetros desde que parte desse acréscimo seja usado para criar uma frente aerodinâmica e mais segura. A nova frente do novo Volvo FH Aero é 24 centímetros maior que o FH tradicional. Junto a outras melhorias em aerodinâmica, a montadora garante que, dependendo da aplicação, carga e demais fatores o FH Aero pode ser até 5% mais econômico. O motor é o D16, de 17 litros, com capacidade de gerar 780 cv.

1º LUGAR: SHACMAN X6000

Esse modelo chinês ganhou, recentemente, o posto de o mais potente do mundo. Vem com um motor Weichai WP17H800E68 com capacidade de gerar 800 cv e tem 382,6 kgfm de torque. Sua transmissão é a S16 AD de 16 velocidades fornecida pela Fast Gear e, segundo a fabricante, o sistema atende a operações pesadas.

YouTube video
Vídeo: Apaixonados Por Estrada