Caminhão

ANTT divulga levantamento sobre idade dos caminhões no Brasil

Os veículos antigos são mais propícios a acidentes

Um levantamento feito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mostra que a frota de caminhões no Brasil está bastante envelhecida com média de 15 anos de idade.

Uma frota com idade tão avançada está sendo um dos motivos de diversos acidentes envolvendo caminhões em rodovias do Brasil.

Um caso recente é o caminhão que acabou ficando sem freio e atingiu uma van que estava com atletas de remo no Paraná, vitimando sete atletas, o motorista e o treinador, o veículo já tinha 38 anos de idade.

Descaso

Com o tempo a maioria dos proprietários de caminhões acabam deixando de lado a manutenção periódica necessária, o que aumenta o risco de acidentes no trânsito.

Apenas a idade do veículo não condena a um provável acidente, porém é necessário entender que os veículos mais antigos não possuem todos os dispositivos de segurança atuais que já contam com a tecnologia bastante avançada como os novos carros, e desse modo se faz necessário uma atenção maior quanto a manutenção.

A equipe do jornal da Band entrevistou o mecânico Silvio Müller que já está na profissão há mais de 30 anos e ele garante, o principal motivo da falta de manutenção é a economia dos proprietários de veículos em relação ao dinheiro.

Tentando economizar com a manutenção, dispositivos importantes acabam ficando de lado e o veículo pode virar uma verdadeira máquina de matar nas rodovias.

Mesmo sendo necessária, a manutenção não é exigida pela legislação brasileira que em fiscalizações de órgãos de trânsito apenas é cobrada a documentação do veículo, motorista e outros pontos que envolvem o caminhão e a carga, mas não a ida a oficina.

Quando não há manutenção não é tão difícil de identificar que um sistema do veículo está precisando de cuidados e isso pode gerar punição por mau uso ou por algum equipamento defeituoso.

Uma frota sem manutenção e envelhecida faz com que números alarmantes afetem os caminhões. Um em cada seis acidentes com veículos de carga tem uma vítima fatal, enquanto na média geral de todos os veículos é uma morte em cada 12 acidentes.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto