Caminhoneiro

PRF e concessionária realizam fiscalização na BR-116

Foram encontradas irregularidades no Arla em alguns veículos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) juntamente com a  Arteris Planalto Sul, realizaram uma fiscalização na última terça-feira (22) na BR-116 com o intuito de diminuir a poluição em veículos.

Os policiais e funcionários da concessionária atuaram na rodovia no trecho em Ponte Alta, Santa Catarina,  trabalhando em função de fiscalizar a emissão de poluentes de veículos de cargas além das demais condições de tráfego.

Durante a fiscalização, dois caminhões foram flagrados com irregularidades no Arla. Os motoristas acabaram sendo autuados e precisaram assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para comparecer à justiça assim que solicitados.

Vale ressaltar que é obrigatório o uso do ARLA (Agente Redutor Líquido Automotivo) em veículos pesados fabricados a partir de 2012. O não uso ou o uso irregular é caracterizado como crime ambiental.

Os policiais e demais agentes de órgãos de trânsito fazem um teste para poder verificar a conformidade do líquido.

O arla é colocado em contato com um reagente para que a substância mude de cor. Se ela ficar azul está tudo certo, porém se ficar roxo ou rosa alguma coisa está errada caracterizando a irregularidade.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto