O Scania 113H, produzido entre 1991 e 1998, é um marco na história dos caminhões no Brasil, reconhecido por sua durabilidade, potência e design inovador para a época. Ele representou uma evolução da Série 2 da Scania e consolidou a montadora como referência no segmento de veículos pesados.
Com um motor de 11 litros, o Scania 113H oferecia versões de 310, 320 e 360 cavalos de potência, garantindo força e economia. Um destaque era o modelo T 113H 4×2 360, o mais vendido da série, com quase 20 mil unidades emplacadas no Brasil. Ele também foi o primeiro da marca a adotar a cabine Topline, oferecendo mais espaço e conforto para os motoristas.
Outro ponto que diferenciava o 113H era sua confiabilidade. Muitos caminhões rodavam mais de 1 milhão de quilômetros com apenas manutenções preventivas, algo impressionante para a época. Essa confiabilidade resultou em baixo custo de manutenção e alta produtividade, características fundamentais para frotistas e caminhoneiros autônomos.
Com um total de mais de 26 mil unidades vendidas no Brasil, o Scania 113H se tornou um ícone entre os caminhoneiros, ganhando a alcunha de “caminhão indestrutível”. Ele foi amplamente utilizado para transporte de cargas pesadas e longas distâncias, sendo sinônimo de eficiência e resistência.
Mesmo após o fim de sua produção, o Scania 113H continua sendo celebrado. Em 2017, a Scania lançou uma edição especial em homenagem aos 60 anos da marca no Brasil, com o modelo R440 inspirado no design clássico do 113H. Hoje, o caminhão é objeto de desejo entre colecionadores e profissionais da estrada, simbolizando uma era de ouro no transporte rodoviário brasileiro.
O Scania 113H permanece como um dos caminhões mais amados do país, destacando-se pelo equilíbrio entre robustez e conforto, deixando um legado que influencia até os modelos modernos da marca.
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