A localização do motor Panther 2.0 de quatro cilindros é mais um passo no processo de melhoria contínua da qualidade da picape. Foto: reprodução
A Ford deu mais um passo estratégico na América do Sul com o início da produção do motor Panther 2.0L turbodiesel na nova fábrica de motores em Pacheco, Argentina. O avanço faz parte do programa de modernização da Ranger, consolidando um investimento total de US$ 660 milhões para fortalecer a produção da picape na região.
Desse montante, US$ 80 milhões foram destinados à renovação completa da planta de motores, que agora fabrica os dois propulsores turbodiesel da Ranger na mesma linha: o Lion 3.0L V6, com 250 cv e 600 Nm de torque, e o Panther 2.0L de quatro cilindros, que entrega 170 cv e 405 Nm de torque, equilibrando desempenho e eficiência de consumo.
A Nova Ranger vem registrando números expressivos desde o lançamento. Em 2024, bateu recordes de vendas e participação de mercado, e manteve o crescimento acelerado em 2025, com um aumento de 60% nas vendas em janeiro no Brasil. Para acompanhar a demanda crescente, a Ford ampliou a capacidade produtiva da picape para 70.000 unidades anuais – um aumento de 15% em relação a 2024 e quase 30% a mais do que no ano do lançamento.
A planta de motores em Pacheco foi projetada dentro dos padrões da Manufatura 4.0, seguindo o modelo das mais modernas fábricas da Ford no mundo. O complexo industrial utiliza alto nível de automação, inteligência artificial e machine learning, garantindo precisão absoluta na produção.
Os robôs, responsáveis por operações críticas, são capazes de detectar variações mínimas de 0,004% nos processos, elevando a qualidade dos motores. Além disso, a fábrica opera com energia 100% renovável e desperdício zero de resíduos para aterro, reforçando o compromisso da Ford com a sustentabilidade.
Com essa expansão, a montadora fortalece sua posição no mercado sul-americano, garantindo mais eficiência e inovação para a produção da Ranger.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário