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Homem transforma um cela é um carro elétrico, veja como ficou.

Um projeto de conversão para carro elétrico tem chamado a atenção por sua eficiência e desempenho na cidade. O veículo, que originalmente contava com um motor a combustão de 60 cavalos, foi adaptado para um motor elétrico e, desde então, já rodou mais de 4.200 km com baterias de lítio.

Segundo o responsável pela conversão, a mudança trouxe diversas vantagens, especialmente no consumo de energia e na dirigibilidade no trânsito urbano. O carro tem registrado uma média de 7 km por kWh, um número comparável ao de veículos elétricos fabricados por grandes montadoras.

Assista o video:

Sistema de resfriamento e melhorias na bateria

Para garantir maior durabilidade ao motor, foram instalados dois coolers adicionais, que ativam automaticamente quando a temperatura ultrapassa 35°C. Mesmo assim, a temperatura do motor nunca ultrapassou 60°C, o que reforça a eficiência do sistema de resfriamento.

As baterias continuam operando normalmente e mantêm o equilíbrio entre as células, mesmo sem o uso de placas de balanceamento. A autonomia do carro foi testada em condições reais e atingiu 130 km por carga, sendo suficiente para deslocamentos urbanos. O proprietário realiza o carregamento a cada três dias, mas afirma que o ideal seria uma recarga diária para prolongar a vida útil das baterias.

Desempenho e limitações na rodovia

No trânsito urbano, o carro elétrico demonstrou uma aceleração mais ágil do que o motor original, além de oferecer retomadas eficientes e maior conforto na condução. No entanto, em rodovias, o desempenho é limitado devido à baixa rotação do motor. Para resolver essa questão, seria necessário modificar a relação do câmbio, mas, como o foco do projeto é a mobilidade urbana, essa mudança não foi considerada essencial.

Outro ponto positivo destacado é o sistema de regeneração de energia, que permite recuperar parte da eletricidade ao desacelerar ou frear, reduzindo ainda mais o consumo.

Carro elétrico caseiro mostra potencial no Brasil

O projeto demonstra que a conversão de veículos para elétricos pode ser uma alternativa viável, especialmente para quem busca economia e sustentabilidade no dia a dia. Com custos operacionais reduzidos e bom desempenho na cidade, iniciativas como essa podem incentivar mais motoristas a considerarem a eletrificação de seus veículos.

A tendência da mobilidade elétrica segue crescendo no Brasil, e projetos como esse reforçam o potencial do setor.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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