O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (30) que a Petrobras é a responsável por decidir se haverá aumento no preço dos combustíveis no país. A companhia está avaliando um possível reajuste no valor do litro do óleo diesel, que acumula defasagem devido à variação do dólar nos últimos meses.
“Desde o meu primeiro mandato que eu aprendi que quem autoriza o aumento do petróleo e derivado de petróleo é a Petrobras, e não o presidente da República”, declarou Lula em entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Na última segunda-feira (27), ele se reuniu com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, para discutir o cenário dos preços dos combustíveis.
Segundo Lula, mesmo que a estatal decida pelo reajuste, o valor ainda será inferior ao praticado em dezembro de 2022. Quando questionado sobre a possibilidade de protestos dos caminhoneiros, ele afirmou que o governo está aberto ao diálogo. “Se tiver uma movimentação de caminhoneiros, vamos fazer o que sempre fizemos: conversar com eles e com qualquer setor que tiver problemas com o governo”, disse.
Assista o vídeo:
Controle da inflação
Sobre a inflação dos alimentos, uma das principais preocupações do governo em 2025, Lula garantiu que não tomará medidas impositivas sobre o mercado. “O aumento dos preços da cesta básica é sempre muito ruim, porque aflige as pessoas mais pobres. Mas eu não tomarei nenhuma medida que seja bravata”, enfatizou.
O presidente destacou que o caminho para conter a alta dos preços será o incentivo à produção agrícola, especialmente para pequenos e médios produtores, responsáveis por grande parte dos alimentos consumidos no país. “Precisamos trabalhar para aumentar a produção e garantir que a pequena e média agricultura possam produzir mais”, concluiu.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário