Tecnologia

Mercedes-Benz e Raízen Power impulsionam energia solar com projeto Dunamis no RN

A Mercedes-Benz do Brasil e a Raízen Power deram um importante passo rumo à sustentabilidade com a ativação das usinas solares do projeto Dunamis, no Rio Grande do Norte. Em operação desde janeiro de 2025, as estruturas agora geram energia fotovoltaica em capacidade total, contribuindo para a neutralidade de carbono das unidades da montadora no país.

A fabricante de veículos comerciais adquiriu participação no projeto, que abrange quatro usinas solares em uma área de 410 hectares no município de Santana dos Matos. Com capacidade instalada de 117,54 MW, o complexo garante 100% do abastecimento energético da fábrica de caminhões e ônibus em São Bernardo do Campo (SP) e da fábrica de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG).

Compromisso ambiental e redução de CO₂

De acordo com Erica Daumichen, Vice-Presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil, a iniciativa reforça o compromisso global da Daimler Truck com a sustentabilidade.

“A fazenda solar faz parte de uma gama de ações que estamos desenvolvendo nas nossas fábricas brasileiras, como o nível aterro zero nas duas plantas, o Prédio Verde, em Juiz de Fora, e a nossa linha de peças remanufaturadas, totalmente alinhada com o conceito de economia circular”, destaca Daumichen.

A eletricidade gerada pelo projeto Dunamis alimentará o Sistema Interligado Nacional (SIN), ajudando a evitar a emissão de até 20 mil toneladas de CO₂ por ano — o equivalente ao abastecimento de 48 mil residências.

Outras ações sustentáveis da Mercedes-Benz do Brasil

Além do investimento em energia solar, a empresa mantém outras iniciativas para reduzir impactos ambientais:

  • Programa Aterro Zero: Implementado nas fábricas de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora, evita o envio de cerca de 1 milhão de toneladas de resíduos por ano para aterros sanitários.
  • Fazenda Urbana: Primeira instalada dentro de uma indústria no mundo, produz verduras sem agrotóxicos para os restaurantes da empresa, eliminando desperdícios e emissões de CO₂ no transporte.
  • Linha Renov de Peças Remanufaturadas: Em funcionamento desde 2004, reutiliza componentes desgastados com qualidade equivalente à de peças novas, reduzindo descartes e poluição.

Com o projeto Dunamis e outras iniciativas sustentáveis, a Mercedes-Benz do Brasil reforça sua liderança na transição para um setor automotivo mais limpo e eficiente.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto